O Fórum

header

O Fórum de Missão Urbana (FMU) é um projeto em parceria das seguintes instituições:

 

Tearfund, Instituto Solidare, Alef, Acev, Juvep, Faculdade Teologica Sul Americana, Missao Aliança, Betel Brasileiro,  Igreja Cidade Viva  e Aliança Evangélica Brasileira. 

 

O FMU refletira de modo integrado e dinâmico três eixos temáticos voltados para o contexto urbano: (1) Conjuntura urbana atual; (2) Bases bíblico-teológicas; (3) Práxis transformadoras.

 

A integração dos eixos (vide diagrama abaixo) é fundamental para a missão urbana. Buscar entender o contexto urbano (conjuntura) é uma lição de casa permanente para a liderança, pastoral ou não, igrejas e organizações. Sendo a missão uma resposta ao agir de Deus no mundo, tais ações não podem prescindir a compreensão das realidades e contextos que desafiam a missão. Essa fase do processo nos ajuda a, como Jesus, “ver as multidões” para depois “ter compaixão delas”. Esta fase analítica tem a intencionalidade de gerar ações compassivas transformadoras.

 

O passo seguinte, mas não cativo do anterior, é a reflexão bíblico-teológica. Sem fundamentação bíblico-teológica nossas motivações, interesses e ações correm o risco de ser mais um “ismo” social. Somos desafiados a imitar Jesus “andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus” (Lc 8:1) e que entendeu que sua missão era: “É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado” (Lc 4:43). É o “Evangelho do Reino de Deus” que tem o poder de transformar vidas e situações. Por isso a necessidade de capacitação bíblico-teológica que nos ajude a entender como o este “Evangelho do Reino de Deus”, e não outro, pode e deve se proclamado e manifestado no contexto urbano.

 

Esse processo nos leva ao passo seguinte do ciclo: ações que geram transformações urbanas. Essas ações não serão inconsequentes e nem impensadas. Antes, buscando “discernir os sinais dos tempos” (Mt 16:3) à luz da Palavra de Deus, nós, como agentes da missio Dei,  somos “sal da terra” e “luz do mundo” “para que vejam” nossas “boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:13-16).

 

Diagrama do Fórum

diagrama

Objetivos do Fórum

  1. Promover trocas de experiências de transformação urbana;
  2. Incentivar a prática de iniciativas para a transformação urbana;
  3. Formação de um cadastro nacional de iniciativas missionais no contexto urbano (catálogo);
  4. Fomentar o surgimento de uma rede de missão urbana;
  5. Fornecer ferramentas para a transformação urbana.

 

Eixos Temáticos

  1. Análise da conjuntura urbana atual;
  2. Base bíblico-teológica;
  3. Modelos práticos de transformação urbana;
  4. Práxis e recursos para a transformação urbana.

 

Objetivos dos Casos

  1. Influenciar na realizar de ações concretas de transformação urbana;
  2. Promover conscientização de temas específicos dos contextos urbanos;
  3. Valorizar iniciativas de igrejas e ministérios urbanos.

 

Pedagogia do Fórum

O FBM busca intencionalmente três processos pedagógicos:

 

Primeiro, o formato de apresentação no estilo TED. TED é acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em portuguêsTecnologia, Entretenimento, Design. Trata-se de uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidossem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias –”ideias que merecem ser disseminadas”. Suas apresentações são limitadas a dezesseis minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet. No caso do FMU as apresentações terão o limite de 20 minutos, sendo um total de 6, assim distribuídas:

 

  • TEDS DO EIXO TEMÁTICO – ANÁLISE DA CONJUNTURA URBANA ATUAL

TED 1 – Análise da conjuntura urbana atual

TED 2 – Análise da conjuntura urbana atual

 

  • TEDS DO EIXO TEMÁTICO – BASE BÍBLICO-TEOLÓGICA PARA A MISSÃO URBANA

TED 3 – Base bíblico-teológica para a missão urbana

TED 4 – Base bíblico-teológica para a missão urbana

 

  • TEDS DO EIXO TEMÁTICO – PRÁXIS PARA A TRANSFORMAÇÃO URBANA

TED 5 – Práxis para a transformação urbana

TED 6 – Práxis para a transformação urbana

 

Segundo, a prioridade das apresentações de CASOS. Serão 12 casos com a duração de 15 minutos cada. Os casos possuem as seguintes características:

 

  • Estão vinculados com igrejas;
  • Estão buscando a transformação urbana;
  • Estão atuando e envolvidos com temáticas de profunda relevância e impacto em contextos urbanos.

 

Terceiro, uma proposta de continuidade e processo. Não se propõe apenas um ajuntamento motivacional. Além de promover trocas de experiências e incentivar a prática de iniciativas para a transformação urbana, o FMB anseia por:

 

  • Desenvolver processo continua e permanente, na expectativa de elaborar um cadastro nacional de iniciativas missionais no contexto urbano que viabilize não apenas o conhecimento de tais iniciativas como também a promoção da cooperação e parcerias de missão;
  • Fomentar o surgimento de uma rede de missão urbana;
  • Fornecer ferramentas para a transformação urbana através de um website e capacitações locais, regionais, nacionais.